Branding: Porquê é importante?

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Branding: Porquê é importante?

O branding é um dos conceitos mais debatidos e fundamentais atualmente, mas poucas pessoas sabem o que é e porque é tão importante, levando a algumas confusões. A UNNE DESIGN facilita-lhe as coisas e explica-lhe tudo!

Branding: o que é?

“Branding é o processo de dar um significado específico para uma organização, empresa, produtos ou serviços através da criação e formação de uma marca na mente dos consumidores.” [1]

Por outras palavras, pode-se concluir que branding nada mais é do que desenvolver uma (estratégia de) marca e aplicá-la a uma empresa, produto ou serviço.

Como criar uma Estratégia de Marca?

Uma estratégia de marca ou brand strategy deve ter como ponto central os valores e o espírito que se pretende transmitir para o cliente acerca da marca, permitindo desde o início desenvolver a imagem da marca e as perceções à volta da mesma, que condicionam os processos cognitivos e por consequência a decisão de compra.
Quantas vezes optou por uma marca em detrimento de outra porque simplesmente não conhecia ou porque não lhe “inspirou” confiança?
Há vários fatores que devem ser pensados quando o tema é estratégia de marca e existem diversos modelos que permitem desenvolver uma marca coerente!

Vantagens do Branding:

  • Confiança

Um produto ou serviço associado a uma marca inspira sempre mais confiança ao cliente do que algo que não está associado a uma marca.
Enquanto consumidores tendemos a pensar que algo tem mais qualidade quando é associado a uma determinada marca.

  • Diferenciação

Não é novidade que uma marca bem trabalhada e coerente causa uma diferenciação face aos concorrentes. Quanto mais diferenciadora for a marca, melhor para a empresa e para os clientes.

  • Clientes mais próximos

Quando a marca se revela de confiança e diferenciadora face aos concorrentes, os clientes procuram mais a marca pelo valor que ela acrescenta, repetindo a compra. A fidelização é complicada de alcançar, mas ter um consumidor satisfeito é o primeiro passo para o conseguir!

Desvantagens do Branding:

  • Risco de Contágio por uma má decisão

Uma má decisão, seja ela referente a extensão da marca ou até mesmo a alteração de algum elemento associado ao produto ou serviço, pode levar a que os clientes associem para sempre o erro a marca, passando esse erro a condicionar a sua perceção acerca da marca.

  • Mudar a reputação é difícil

Esta desvantagem surge como consequência da anterior. Se a marca já tem uma má reputação, é difícil mudá-la, no entanto não é impossível, mas os gastos monetários serão elevados.
É por isso essencial que todos os fatores sejam analisados antes de adotar qualquer estratégia ou tática.

O branding é determinante em termos comerciais e não só. Assegura sem dúvida rendibilidades maiores para as empresas, pois permite que os clientes desenvolvam uma determinada relação com a marca e como consequência se tornem compradores frequentes da mesma, mas também permitem as empresas comunicar melhor com o seu target, transparecendo o seu espírito e valores.

Ainda acha que não vale a pena desenvolver o branding da sua empresa? Deixe-nos a sua opinião!

Se pretende levar a sua empresa ao próximo patamar, a UNNE DESIGN é o parceiro ideal, peça já o seu orçamento grátis!

Desde o branding até a criação de uma loja online, não esquecendo o marketing digital nós encarregamo-nos de tudo!

 


[1] Marion. 2022. What Is Branding?. The Branding Journal. Em: https://www.thebrandingjournal.com/2015/10/what-is-branding-definition/