É simples, rápido e muito eficaz fazer uma compra na internet ou um pagamento online. Mas também existem riscos. Há que estar atento e fazer sempre uso das boas práticas.

Antes de comprar online, informe-se bem e tome nota dos principais cuidados a ter para evitar colocar em risco o seu dinheiro.

1. Site seguro com o domínio HTTPS

Os sites seguros iniciam o seu endereço com HTTPS e possuem um cadeado, isso comprova que a sua conexão está segura. Ou seja, o site da loja garante que os dados da sua compra (endereço, número do cartão, etc.) estão protegidos.

2. Informações da empresa

Uma forma de comprovar a idoneidade de um site onde nunca fez compras é através da partilha de experiências.

Pesquise na internet pelo nome da empresa ou procure informação junto de fóruns de discussão. Aí poderá encontrar depoimentos de pessoas que possam ter razões de queixa face ao serviço prestado, bem como alguns pormenores sobre a forma como se processam as compras através da plataforma em causa.

3. Certificado de segurança

Para evitar invasões ou roubo de dados, as lojas online possuem certificados que garantem a segurança do site.

Para saber o status do site, clique no selo de segurança e será direcionado a uma página que irá informar a última vez que a loja online foi verificada.

4. Desconfie de lojas que só aceitam um meio de pagamento

A maioria das lojas fraudulentas só possuem um meio de pagamento. As lojas confiáveis possuem outras opções de pagamento como débito e cartão de crédito, por exemplo.

5. Pesquise sobre a loja

É importante saber a opinião das pessoas que já efetuaram compras nessa loja. Desse modo fica a conhecer a reputação da mesma.

6. Preços muito baixos? Desconfie!

As lojas normalmente aplicam promoções ou descontos, em datas comemorativas como o Dia da Mãe, Natal ou dias especiais como o Black Friday, por exemplo.

Essas datas já fazem parte do calendário das lojas. Desconfie em casos em que um produto é oferecido a um preço muito baixo. Nesses casos é essencial verificar se esse desconto é normal. Como o pode fazer? Os comparadores de preços mostram a evolução dos preços, assim consegue saber como as lojas costumam aplicar os preços, bem como os descontos.

7. Regras de devolução e trocas

A loja online tem a obrigação de informar como é o processo de troca, ou seja, como é o passo a passo para devolver o produto. Todas as lojas confiáveis informam a política de troca. Fique atento!

8. Serviço Google para verificar site seguro

Só precisa de aceder ao o site https://transparencyreport.google.com/safe-browsing/search e inserir o endereço eletrónico da loja para saber se o site tem uma navegação segura.

9. Tire um “print” do processo de compra

Se a loja possui todas as informações que garantem que é um site seguro, caso vá efetuar a compra pela primeira vez, é interessante registrar a compra fazendo um print no momento que efetuou a compra.

10. Use o comparador de preços

Conforme indicamos no ponto 6, usar o comparador de preços é vantajoso, pois em um único lugar onde poder ter acesso as ofertas de diversas lojas de forma rápida e segura.

Conclusão

Nunca se esqueça que a fraude pode ocorrer de outras formas tais como: redes sociais, e-mail marketing, WhatsApp, etc.. Por isso esteja bem atento quando efetuar as compras através desses meios também.

Boas compras!