Porque é tão importante o Marketing Digital para a minha empresa?
É esta a questão que iremos procurar esclarecer ao longo deste artigo onde serão mostrados dados e factos concretos de como o Marketing Digital pode impactar positivamente o seu negócio.
“Depois de em 2021 ter havido margem para despesas de marketing digital em cerca de 55% das empresas inquiridas, em 2022 essa intenção de investimento sobe para 75%.” [1]
O Marketing Digital é atualmente, mais do que apenas uma ferramenta para alcançar clientes e mantê-los longe da concorrência, assumindo um papel importante no que diz respeito a compreensão das necessidades dos mesmos de forma a entregar uma oferta mais personalizada.
Mas afinal quais são as vantagens do Marketing Digital?
Entre muitas outras vantagens, as que mais se destacam são:
- Hiper-segmentação
Só nos meios digitais é possível realmente determinar com quase 100% de exatidão qual o target das campanhas e assim alcançar os clientes que realmente podem vir a estar interessados na oferta da sua empresa.
- Monitorização em tempo real
A utilização dos meios digitais permite efetivamente uma monitorização dos resultados e do buzz à volta das ações publicitárias em tempo real, o que ao contrário dos meios tradicionais representa uma grande vantagem para as empresas compreenderem o que os clientes querem no momento e não só.
- Maior alcance
Naturalmente, depende da segmentação definida, mas em teoria é possível alcançar todo o planeta através de ações publicitárias digitais, o que no caso dos meios mais comuns, não é possível. O céu é o limite!
- Relação cliente-empresa
O Marketing Digital permite uma maior aproximação cliente-empresa, desenvolvendo uma relação mais próxima e forte, o que no caso das PME´s (que constituem a maioria do tecido empresarial português) é essencial em termos comerciais.
- Custos mais reduzidos
O return on investment (ROI) é muito positivo para as empresas, pois tipicamente é possível atingir resultados consideráveis sem investir demasiados recursos financeiros. Por outro lado, pelo facto de os custos serem mais reduzidos os meios digitais permitem maior igualdade de oportunidades entre empresas.
A utilização de Ferramentas Digitais é tão importante, que durante a pandemia de Covid-19, permitiu que algumas empresas sobrevivessem a crise.
Note-se que, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), “Em 2021, 97,9% das empresas que utilizam meios digitais de comunicação (social media) referem que as redes sociais são o meio mais utilizado, (…)” [2]
Por outro lado, em 2021, “(…) 62,0% das empresas referem ter website próprio ou do grupo económico a que pertencem (+0,5 p. p. que em 2020).” [3]
O volume de negócios das empresas correspondente ao Comércio Eletrónico (cerca de 17% em 2020), começa a ocupar um lugar de destaque nas faturações das empresas, sendo que, tal resultado pode ser potenciado pela utilização de Redes Sociais e outras Ferramentas Digitais, que permitem um maior desenvolvimento da notoriedade e imagem da empresa, gerando Leads.
Assim, pode concluir-se que o Marketing Digital é atualmente crucial para as empresas, não só em termos comunicacionais, mas também em termos financeiros e pode efetivamente potenciar as vendas e assegurar a sobrevivência das empresas.
O que espera para iniciar no Marketing Digital e no E-commerce?
Se pretende levar a sua empresa ao próximo patamar, a UNNE DESIGN é o parceiro ideal, visite o nosso site unnedesign.pt e peça já o seu orçamento grátis!
Desde o branding até a criação de uma loja online, não esquecendo o marketing digital nós encarregamo-nos de tudo!
[1] Larguesa, António. 2022. PME estão mais preocupadas com as pessoas do que com as vendas em 2022. Eco Sapo. https://eco.sapo.pt/2022/03/22/pme-estao-mais-preocupadas-com-as-pessoas-do-que-com-as-vendas-em-2022/
[2] INE. 2021. Em 2020, mais de 1/5 das empresas iniciaram ou aumentaram esforços para vender através da internet. Em 2021, 17,3% das empresas utilizam tecnologia de inteligência artificial – 2021. Instituto Nacional de Estatística. https://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_destaques&DESTAQUESdest_boui=473557706&DESTAQUESmodo=2
[3] INE. 2021. Em 2020, mais de 1/5 das empresas iniciaram ou aumentaram esforços para vender através da internet. Em 2021, 17,3% das empresas utilizam tecnologia de inteligência artificial – 2021. Instituto Nacional de Estatística. https://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_destaques&DESTAQUESdest_boui=473557706&DESTAQUESmodo=2