Contactos

Telefone: +351 252 318 224
(Chamada para a rede fixa nacional)

Telemóvel: +351 91 592 60 79
(Chamada para rede móvel nacional)

Morada
Siga-nos

Inbound e Outbound Marketing: Quais as diferenças?

Inbound e Outbound Marketing: Quais as diferenças?

Muito se fala de Inbound e Outbound Marketing. Na realidade, são dois tipos de estratégias que pode aplicar no seu negócio, mas sabe do que se trata? Não? Sem problema! A UNNE DESIGN esclarece tudo neste artigo!

 

O que é Inbound Marketing?

“Esta metodologia de marketing é aquela pela qual o(a) marketer promove o seu produto ou serviço para um público-alvo que já expressou interesse em produtos semelhantes.” (Cunha. N.d.)

Em suma, na estratégia de Inbound Marketing, o objetivo é, uma vez que o cliente já mostrou interesse em produtos/ serviços semelhantes ao que a sua empresa oferece, fazer com que o cliente encontre a sua empresa, através de conteúdo desenvolvido em função das características do target.

 

O que é Outbound Marketing?

“Outbound é uma metodologia de marketing em que a mensagem é de “um sentido”, ou seja o marketer envia a sua mensagem o mais longe e mais intensamente que conseguir, para onde estão os seus potenciais clientes.” (Cunha. N.d.)

Em última análise, pode-se concluir que a estratégia de Outbound Marketing é precisamente o contrário da estratégia anterior (Inbound Marketing).

 

Passaremos a explicar com mais detalhe as diferenças entre as duas estratégias.

 

Quais as diferenças entre Inbound e Outbound Marketing?

O Inbound Marketing permite uma comunicação mais interativa, enquanto a estratégia de Outbound Marketing permite um contacto mais unidirecional entre a marca e o cliente.

A estratégia Inbound procura criar e distribuir conteúdo personalizado ao público-alvo da sua marca, através de por exemplo, artigos de blog, podcasts, vídeos, e-books, etc, que levam as pessoas até ao seu site ou loja online.

A estratégia de Outbound recorre a meios de comunicação mais tradicionais como a TV, a rádio, outdoors, imprensa, etc, pautando-se assim por uma postura mais proativa, pois procura chegar ao cliente.

O Inbound Marketing acrescenta mais valor para o cliente e é financeiramente menos dispendioso para as empresas, ao contrário da estratégia de Outbound Marketing.

Essencialmente, as grandes diferenças entre as duas estratégias surgem pelos meios que são usados e pela finalidade com que as estratégias são usadas.

 

Porque Inbound e Outbound podem ser úteis para o seu negócio?

Pense nestas estratégias como uma sendo um íman e outra um megafone. A estratégia Inbound é o íman e a estratégia Outbound é o megafone.

Enquanto no Inbound Marketing se procura “puxar” os clientes para a marca ou produto/ serviço, na estratégia Outbound tenta-se fazer com que os clientes “ouçam” aquilo que a marca tem a dizer e a oferecer, na esperança de conseguir converter.

Naturalmente, as duas estratégias podem ser usadas, mesmo que em situações diferentes por uma mesma empresa. Enquanto uma permite “educar” o consumidor, a outra permite desenvolver a notoriedade de marca e ambas as opções são muito válidas mesmo que em diferentes momentos.

Por permitirem alcançar o público-alvo de formas diferentes e em timings diferentes, revelam-se ferramentas valiosas para qualquer negócio.

 

Deixe-nos a sua opinião acerca das estratégias de Inbound e Outbound Marketing. Prometemos ler tudo!

 

Do que está à espera? Comece hoje a aplicar Inbound e Outbound Marketing no seu negócio.

 

Se pretende levar a sua empresa ao próximo patamar, a UNNE DESIGN é o parceiro ideal, peça já o seu orçamento grátis!

Desde o branding até a criação de uma loja online, não esquecendo o marketing digital nós encarregamo-nos de tudo!

 

Create Curiosity!

 


Cunha, Cristovão. N.d. A Diferença Entre Inbound Marketing E Outbound Marketing. YouLead. Em: https://www.youlead.pt/blog/a-diferenca-entre-inbound-e-outbound-marketing